Actividades da Turma no projecto "Reflexão, Cultura e Mentalidades" no âmbito da articulação do PCT.
11
Dez 08
Publicado por T10C, às 12:36link do post | comentar

Para os mais esquecidos, relembro que o dia 16 de Dezembro (24h) é a data limite para postarem o trabalho (individual) nos vossos blogs.

 

Como é do vosso conhecimento, devem utilizar os dados recolhidos no site do INE, concretizando os seis itens obrigatórios que vos foram indicados há algum tempo.

 

Para os que deixaram esta tarefa para os últimos dias e já não sabem do objectivo e da estrutura do trabalho, aqui fica novamente.

 

Objectivo: Caracterizar demograficamente uma unidade territorial (NUT III)
 
Estrutura:
1 – Enquadramento geográfico da sub-região no território nacional (localização relativa, constituição administrativa: NUT e concelhos, principais cidades);
2 – Comparar a densidade populacional da sub-região dos concelhos que a constituem com a NUT II onde se integra e a NUT I;
3 – Justificar a evolução da população na sub-região, salientando os concelhos que mais se destacam e apresentando justificações para tal;
4 – Caracterizar a distribuição da Taxa de Natalidade, da Taxa de Mortalidade e da Taxa de Crescimento Natural, destacando as áreas que mais se afastam dos valores nacionais e regionais;
5 – Descrever o Saldo Migratório da sub-região/concelhos explicando os resultados (positivo, negativo, nulo), bem como o seu significado sócio-económico;
6 – Indicar a Taxa de Crescimento Efectivo da sub-região apresentando cenários para um futuro próximo.

 

Obs.:

a) o trabalho deve abarcar pelo menos dois períodos temporais, que devem no mínimo abranger uma década.
b) os dados estatísticos podem ser apresentados em tabelas (forma mais simples e rápida) e/ou em gráficos (utilizando o excel) e/ou em mapas.

 

No próximo domingo, entre as 10h e as 12h, voltarei a estar on-line, no messenger, para esclarecer dúvidas, à semelhança do que aconteceu anteriormente.

Tentarei colocar nos comentários a este post as dúvidas mais recorrentes.

 


Após o esclarecimento de algumas dúvidas, parece que a grande dúvida na execução do trabalho diz respeito ao modo como se podem seleccionar duas datas para se comparar a evolução das variáveis em estudo.
Dica: após visualizar o quadro dos dados (nas estatísticas territoriais) deve seleccionar-se "alterar condições de selecção". Aí, no período de referência dos dados, podem seleccionar-se duas ou mais datas.
Obs.: Atenção que nem todos os indicadores permitem esta opção. Se isto acontecer deve-se ir ao menu "incluir/retirar indicadores" para se poder substitui-los.
T10C a 14 de Dezembro de 2008 às 11:49

mais sobre mim
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Visitas: 22/11/08
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO